Okey Dokey Donkey?

Não, este não é o nome do mais novo título do game Donkey Kong Country, mas confesso que pensei nisto enquanto escrevia o título do post. Mas vamos ao que importa: mais um Teacher’s Homework. E a pergunta desta vez foi sobre a origem da expressão Okey Dokey; isso mesmo, sem o Donkey. Rs Vamos parar com esta confusão e, antes de mais nada, falar sobre o significado de cada uma dessas palavras, okay?

Okey é uma variação de Okay, ou OK. Dokey sozinho, neste contexto, não tem significado algum. Na verdade, encontrei definições  isoladas sobre esta palavra – como, por exemplo, sendo usada para referir-se ao órgão reprodutor masculino – mas não acredito que sejam usados comumente. Mas a combinação “Okey Dokey”, que apresenta inúmeras variações como “Okie Dokie” e “Okee Dokee”, é usada com frequência como uma alternativa irreverente e informal ao tradicional “OK”. E, por fim, Donkey – que não tinha nada a ver com o homework, mas que entrou na brincadeira porque eu achei que combinava na rima do título – que refere-se a “burro”, o animal; e algumas pessoas também.

Muito bem, e a origem? Aparentemente, esta expressão apareceu em torno de 1930 de forma espontânea e popularizou-se nos anos seguintes sem grande explicação, até que finalmente foi usada em um filme de Indiana Jones e entrou definitivamente no vocabulário comum dos americanos. Apesar disso, hoje em dia pode ser considerada meio cafona, ou infantil, e deve ser evitada em situação mais formais. É mais usada em um tom de brincadeira do que uma forma autêntica de concordar com algo ou alguém.

Complementando a questão das origens, você já se perguntou sobre a origem da palavra OK? Essa eu vou deixar para vocês, pra devolver o homework! Rs

Para que quiser mais detalhes:
– Definição de Okey Dokey: http://www.urbandictionary.com/define.php?term=okey%20dokey
– Definição de Donkey:  http://www.macmillandictionary.com/dictionary/american/donkey

Ps. Se você nunca ouviu falar em Donkey Kong, desculpe-me pela comparação sem sentido! Rs

Cheers,

Teacher Fabio

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s