General English Books

A escolha do material adequado é determinante para o bom aproveitamento dos alunos nos estudos da língua inglesa. Há diversas boas opções no mercado, com modelos e metodologias diferenciados, e cabe ao professor ou à escola definir o melhor livro para cada aluno de acordo com suas características particulares. É claro que no caso de aulas em grupo, geralmente trabalha-se com um interesse geral em comum, mas, ainda assim, é possível personalizar as aulas enfocando conteúdos específicos.

Seguem algumas opções interessantes de livros:

1) Grammar (Gramática):

a. Grammar in Use (Cambridge): um dos mais famosos self-study do mundo, também é um dos meus favoritos. Alguns o consideram um modelo muito tradicional de lidar com os conteúdos gramaticais, porém, a concisão dos tópicos e a clareza das explicações faz com que este seja um ótimo livro de referência para alunos de todos os níveis. De qualquer forma, apesar de ser voltado ao estudo independente, acho sempre bom o acompanhamento de um professor, para evitar conclusões ou entendimentos incorretos.

b. Grammar Goals (SBS): este livro, desenvolvido pela SBS, editora brasileira, surpreende pela qualidade dos exercícios e pela forma contextualizada com que trabalha questões gramaticais. É uma ótima opção para alunos mais avançados que queiram reforçar pontos gerais de gramática da língua inglesa.

c. Test it Fix it (Oxford): esta é uma série com diversos livros que focam cada um em um ponto específico de gramática. Ao contrário do Grammar in Use, este primeiramente apresenta os exercícios e depois as respostas com suas respectivas explicações e definições. Ótima opção para testar seus conhecimentos!

2. Course Book (Livro-texto):

a. Inside Out (Macmillan): a série Inside Out é utilizada em diversas escolas no mundo, inclusive no Brasil. Os livros são recheados de artigos e entrevistas sobre entretenimento, música e viagem. No geral, aplica-se bem para um público jovem e sem necessidades específicas da língua inglesa.

b. Cutting Edge (Longman): o Cutting Edge segue basicamente o mesmo modelo do Inside Out, porém, ele também tem um papel de preparatório para o FCE (First Certificate of English) da Cambridge, seu conteúdo foca mais em pontos gramaticais e tem um caráter um pouco mais sério. Mesmo assim, é um livro prazeroso de se trabalhar e traz ótimos resultados.

ONDE ENCONTRÁ-LOS?

Todos estes livros podem ser encontrados em livrarias comuns e, especialmente, nas especializadas em livros para estudo de línguas estrangeiras, como a SBS (www.sbs.com.br) e a Martins Fontes (www.livrariamartinseditora.com.br). Os preços geralmente são meio salgados, mas vale o investimento. Pelo menos, você terá a garantia e tranquilidade de utilizar materiais desenvolvidos por editoras de reconhecimento, cujos métodos e metodologias têm eficiência certificada.

Bons estudos, pessoal! Cheers!

TÓPICOS RELACIONADOS: Business Books

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s