Business Books

Existe uma grande variedade de livros especializados em Business English, o inglês voltado para aplicação no trabalho e em situações do mundo corporativo. Decidir quais são melhores é uma questão muito pessoal, e depende muito das características do aluno. Porém, seguem alguns dos meus materiais favoritos:

1) Grammar (Gramática):

a. Business Grammar & Practice (Oxford): maravilhosa fonte de exercícios que abordam desde os pontos mais elementares da língua a questões mais específicas e complexas, sempre contextualizados em exemplos e artigos de negócios.

b. The Business English Handbook (Macmillan): segue o mesmo modelo do anterior, porém, também oferece algumas unidades voltadas para tópicos mais práticos, como apresentações, negociações etc.

c. Business Grammar Builder (Macmillan): ótimo livro com exercícios de gramática contextualizados em tópicos de negócios com um grau de dificuldade elevado. Boa alternativa para quem quer testar seus conhecimentos ou revisá-los em um nível elevado.

2) Course Book (Livro-texto):

a. Market Leader (Longman): a série Market Leader é adotada em diversas escolas no Brasil e no mundo. Os livros trabalham com artigos e entrevistas autênticos e abordam habilidades e conteúdos relevantes para atividades rotineiras do mundo corporativo. Além disso, possui uma tarefa chamada Case Study, na qual os alunos têm que analisar e solucionar problemáticas em empresas que lhes são apresentadas. É um material bem completo, que conta até com DVDs com entrevistas e atividades complementares.

b. The Business (Macmillan): o The Business assemelha-se bastante com o Market Leader, porém, o primeiro é predominantemente um material de inglês britânico, enquanto este de inglês americano. Como professor, acredito que isto não seja determinante para a escolha, mas, para aqueles que temem o sotaque britânico, esta é uma ótima escolha.

ONDE ENCONTRÁ-LOS?

Todos estes livros podem ser encontrados em livrarias comuns e, especialmente, nas especializadas em livros para estudo de línguas estrangeiras, como a SBS (www.sbs.com.br) e a Martins Fontes (www.livrariamartinseditora.com.br). Os preços geralmente são meio salgados, mas vale o investimento. Pelo menos, você terá a garantia e tranquilidade de utilizar materiais desenvolvidos por editoras de reconhecimento, cujos métodos e metodologias têm eficiência certificada.

É claro que existem muitas outras opções, mas eu também não vou entregar todo o ouro assim de uma vez, né! Em breve posto mais algumas coisas por aqui!

One thought on “Business Books

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s